sexta-feira, 9 de outubro de 2015

O lugar das Cientistas Sociais nas lutas contra-hegemônicas contemporâneas



Logo após a mesa de abertura do Segundo Encontro Baiano de Estudantes de Ciências Sociais, teve início a mesa temática do evento: O Lugar do Cientista Social nas Lutas Contra-hegemônicas Contemporâneas, com a participação da professora Drª Antônia dos Santos Garcia e a socióloga Vilma Reis.
Antônia Garcia discutiu a etnicidade, enfatizando o papel dos negros e das mulheres negras nas lutas contra-hegemônicas. Frizou ainda a importância de discutir o feminismo, principalmente o feminismo negro, visto a expressividade numérica de mulheres negras que compõem a população brasileira. Segundo ela, a universidade é o espaço fundamental para o debate sobre racismo, sexismo e machismo.
Já a socióloga Vilma Reis, reforçou a ideia de que o movimento negro não é uma conversa contra brancos, mas a favor dos negros e sugeriu uma mudança  no tema do encontro, passando a ser: O Lugar das Cientistas Sociais nas Lutas Contra-hegemônicas Contemporâneas.  Vilma Reis finalizou a mesa ressaltando a importância da luta feminista e negra para derrubar a opressão e o racismo impregnados na sociedade. 







0 comentários:

Postar um comentário